O Curso de Pedagogia foi criado para formar com exclusividade professores que poderão atuar na educação básica. Este curso, através de suas diversas habilitações irá preparar o profissional de educação contemplando a exigência da produção, construção e socialização de conhecimentos, habilidades e competências que permitam sua inserção no cenário complexo do mundo contemporâneo com a função de participar, como docente, pesquisador e gestor do processo de formação de crianças, jovens e adultos na vivência de tais relações.
Para responder às exigências da formação do trabalhador em educação, o currículo dos cursos oferecidos pelo ISEF apóia-se numa dinâmica que permite, no lugar do acúmulo de conhecimentos previamente definidos e rigidamente oferecidos, a construção contínua de novos conhecimentos, mediante o confronto permanente com as experiências construídas em outros espaços de aprendizagens, possibilitados pela pesquisa.


Fundamentado nos princípios da flexibilidade, autonomia, integração e atualização o Curso de Pedagogia tem como objetivos:


1) Formar profissionais de educação capazes de compreender o fenômeno educativo na sua diversidade e complexidade, contextualizando-o socialmente no seu tempo e espaço, através do desenvolvimento de competências pedagógicas.
2) Formar profissionais de educação capazes de atuar em instituições educacionais desenvolvendo ações de ensino, planejamento, organização, avaliação e pesquisa.
O Curso se organizará em um prazo de sete semestres letivos com o desenvolvimento de componentes curriculares variados (disciplinas teórico-práticas, atividades, estágios) de natureza humanística, profissional e instrumental, totalizando 3.400 horas.


Base Legal


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional Nº 9.394/96 estabelece o ensino superior como patamar mínimo de escolaridade na formação de professores (art. 62) e a definição de propósitos para o Curso de Pedagogia (art. 68). O currículo do ISEF, está em consonância com essas orientações e com a Resolução nº 133 do CNE; sendo fundamentado ainda pela Resolução CNE/CP1 de 18 de fevereiro de 2002 que institui a carga horária dos cursos de licenciatura para formação de professores com graduação plena e pela Resolução CNE/CP2 de 19 de fevereiro de 2002 que institui as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior.


MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

 

1º SEMESTRE

CH (hora/aula)

Filosofia da Educação

80

Sociologia Educacional

80

História da Educação Brasileira

80

Tecnologia Educacional

40

Língua Portuguesa Instrumental

40

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa

80

Total

400

Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos

50

2º SEMESTRE

CH (hora/aula)

Antropologia da Educação

80

Psicologia da Educação

80

Política Pública e Legislação da Educação

80

O Lúdico e as Linguagens Expressivas na Educação

80

Formação Pedagógica do Educador Infantil

80

Total

400

Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos

50

3º SEMESTRE

CH (hora/aula)

Educação e Relações Étnico-Raciais

40

Didática: Competências e Habilidades Docentes

80

Educação Especial

80

Movimento e Corporeidade

80

Literatura Infantil - A Arte de Ler e de Contar Histórias

40

Linguagens Infantis e Conceitos Matemáticos

80

Total

400

Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos

50

4º SEMESTRE

CH (hora/aula)

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa

80

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História

80

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática

80

História da Infância, Família e Multiculturalismo

80

Arte, Educação e Sensibilidade

80

Total

400

Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos

50

5º SEMESTRE

CH (hora/aula)

Metodologia da Alfabetização

80

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia

80

Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais

80

Educação, Meio Ambiente e Sociedade

80

Optativa I

80

Total

400

Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos

50

6º SEMESTRE

CH (hora/aula)

Dificuldades na Aprendizagem

40

Currículo e Avaliação da Aprendizagem

80

Ensino da Língua Brasileira dos Sinais - LIBRAS

80

Ética e Educação

40

Educação Índigena

80

Projetos Integrados da Prática Docente: Literatura Infantil

80

Total

400

Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos

50

7º SEMESTRE

CH (hora/aula)

Tópicos em Gestão Pedagógica no Ensino Médio e Profissional

80

Pedagogia em Instituições não Escolares

40

Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos

80

Projeto Político-Pedagógico e Avaliação Institucional

80

Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I)

40

Optativa II

80

Total

400

Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos

50

8º SEMESTRE

CH (hora/aula)

Cultura Organizacional nas Escolas

80

Princípios e Métodos em Gestão Educacional: Administração e Supervisão

80

Tecnologias Aplicadas à Gestão Escolar

80

Optativa III

80

Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II)

 

Total

400

Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos

50

 

 

Atividades Complementares (a serem desenvolvidas ao longo do curso de Pedagogia

200

 

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
RESUMO

 

ATIVIDADES

C. HOR.
(HORA/AULA)

CARGA HORÁRIA

Atividades Formativas

Componentes Curriculares

3.200

2.666

Atividades Complementares

200

166

Total

3.400

2.832

Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento

200

166

Estágios Supervisionados

360

300

CH Total do Curso de Pedagogia

3.960 h/aula

3.289 Horas