O Curso de Pedagogia foi criado para formar com exclusividade professores que poderão atuar na educação básica. Este curso, através de suas diversas habilitações irá preparar o profissional de educação contemplando a exigência da produção, construção e socialização de conhecimentos, habilidades e competências que permitam sua inserção no cenário complexo do mundo contemporâneo com a função de participar, como docente, pesquisador e gestor do processo de formação de crianças, jovens e adultos na vivência de tais relações.
Para responder às exigências da formação do trabalhador em educação, o currículo dos cursos oferecidos pelo ISEF apóia-se numa dinâmica que permite, no lugar do acúmulo de conhecimentos previamente definidos e rigidamente oferecidos, a construção contínua de novos conhecimentos, mediante o confronto permanente com as experiências construídas em outros espaços de aprendizagens, possibilitados pela pesquisa.
Fundamentado nos princípios da flexibilidade, autonomia, integração e atualização o Curso de Pedagogia tem como objetivos:
1) Formar profissionais de educação capazes de compreender o fenômeno educativo na sua diversidade e complexidade, contextualizando-o socialmente no seu tempo e espaço, através do desenvolvimento de competências pedagógicas.
2) Formar profissionais de educação capazes de atuar em instituições educacionais desenvolvendo ações de ensino, planejamento, organização, avaliação e pesquisa.
O Curso se organizará em um prazo de sete semestres letivos com o desenvolvimento de componentes curriculares variados (disciplinas teórico-práticas, atividades, estágios) de natureza humanística, profissional e instrumental, totalizando 3.400 horas.
Base Legal
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional Nº 9.394/96 estabelece o ensino superior como patamar mínimo de escolaridade na formação de professores (art. 62) e a definição de propósitos para o Curso de Pedagogia (art. 68). O currículo do ISEF, está em consonância com essas orientações e com a Resolução nº 133 do CNE; sendo fundamentado ainda pela Resolução CNE/CP1 de 18 de fevereiro de 2002 que institui a carga horária dos cursos de licenciatura para formação de professores com graduação plena e pela Resolução CNE/CP2 de 19 de fevereiro de 2002 que institui as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA
1º SEMESTRE |
CH (hora/aula) |
Filosofia da Educação |
80 |
Sociologia Educacional |
80 |
História da Educação Brasileira |
80 |
Tecnologia Educacional |
40 |
Língua Portuguesa Instrumental |
40 |
Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa |
80 |
Total |
400 |
Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos |
50 |
2º SEMESTRE |
CH (hora/aula) |
Antropologia da Educação |
80 |
Psicologia da Educação |
80 |
Política Pública e Legislação da Educação |
80 |
O Lúdico e as Linguagens Expressivas na Educação |
80 |
Formação Pedagógica do Educador Infantil |
80 |
Total |
400 |
Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos |
50 |
3º SEMESTRE |
CH (hora/aula) |
Educação e Relações Étnico-Raciais |
40 |
Didática: Competências e Habilidades Docentes |
80 |
Educação Especial |
80 |
Movimento e Corporeidade |
80 |
Literatura Infantil - A Arte de Ler e de Contar Histórias |
40 |
Linguagens Infantis e Conceitos Matemáticos |
80 |
Total |
400 |
Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos |
50 |
4º SEMESTRE |
CH (hora/aula) |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa |
80 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História |
80 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática |
80 |
História da Infância, Família e Multiculturalismo |
80 |
Arte, Educação e Sensibilidade |
80 |
Total |
400 |
Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos |
50 |
5º SEMESTRE |
CH (hora/aula) |
Metodologia da Alfabetização |
80 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia |
80 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais |
80 |
Educação, Meio Ambiente e Sociedade |
80 |
Optativa I |
80 |
Total |
400 |
Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos |
50 |
6º SEMESTRE |
CH (hora/aula) |
Dificuldades na Aprendizagem |
40 |
Currículo e Avaliação da Aprendizagem |
80 |
Ensino da Língua Brasileira dos Sinais - LIBRAS |
80 |
Ética e Educação |
40 |
Educação Índigena |
80 |
Projetos Integrados da Prática Docente: Literatura Infantil |
80 |
Total |
400 |
Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos |
50 |
7º SEMESTRE |
CH (hora/aula) |
Tópicos em Gestão Pedagógica no Ensino Médio e Profissional |
80 |
Pedagogia em Instituições não Escolares |
40 |
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos |
80 |
Projeto Político-Pedagógico e Avaliação Institucional |
80 |
Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) |
40 |
Optativa II |
80 |
Total |
400 |
Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos |
50 |
8º SEMESTRE |
CH (hora/aula) |
Cultura Organizacional nas Escolas |
80 |
Princípios e Métodos em Gestão Educacional: Administração e Supervisão |
80 |
Tecnologias Aplicadas à Gestão Escolar |
80 |
Optativa III |
80 |
Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) |
|
Total |
400 |
Atividades Acadêmico-Científico/Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Apuramentos |
50 |
|
|
Atividades Complementares (a serem desenvolvidas ao longo do curso de Pedagogia |
200 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
RESUMO
ATIVIDADES |
C. HOR.
(HORA/AULA) |
CARGA HORÁRIA |
Atividades Formativas |
Componentes Curriculares |
3.200 |
2.666 |
Atividades Complementares |
200 |
166 |
Total |
3.400 |
2.832 |
Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais / Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
200 |
166 |
Estágios Supervisionados |
360 |
300 |
CH Total do Curso de Pedagogia |
3.960 h/aula |
3.289 Horas |
|